Páginas

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Vestibulando diz: NÃO ENCHE O SACO!

Nesse momento eu estou com tanto sono que ainda nem decidi sobre o que falar no post de hoje. Até alguns minutos atrás eu estava pensando se hoje haveria post, e depois de pensar muito, achei melhor escrever, afinal essa é nossa primeira semana e eu não posso relaxar! Então cá estou eu tentando associar esse momento com minha vida de pré-vestibulando.
As vezes é muito chato ter obrigações e ser pressionado por outras pessoas. Sabe, aquelas pessoas que se acham o máximo e fazem de tudo pra te colocar pra baixo em qualquer situação, e além de tudo que te pressionam, e por algum motivo você se sente irritado mas não pode reclamar da situação porque a pessoa "teoricamente" manda mais do que você? (chefes, encarregados, pais, enfim, a sociedade inteira!).
Nada é pior para alguém que vai prestar vestibular do que ser pressionado, ou ser obrigado a fazer algo que não queira. Não deve ser nada divertido ter um pai que diz que vai arrancar seu couro se você não passar na USP. É claro que esse foi um exemplo exagerado, mas quando algo desse tipo acontece, sem sombra de dúvidas eu posso afirmar que aquela pessoa não vai estar NADA CALMA no momento da prova.
Ela primeiramente vai sentir que não está fazendo a prova para si mesma, mas sim para alguém mais ficar feliz (no meu exemplo, essa pessoa seria o pai). Eu creio que isso não pode acontecer, pois o momento da prova tem que ser o mais calmo e tranquilo possível para o vestibulando. Se puder dormir o dia inteiro antes da prova, durma! (falaremos disso outro dia).
O ideal para alguém que está sendo pressionado dessa forma é dizer para a pessoa que fará o máximo, mas se você disser que vai fazer seu máximo, faça! Aí você terá mais chances de passar e não terá que ficar ouvindo um monte depois por não ter passado e aquele mimimi todo.
Outro problema sério é quando os pais vêm querer se meter escolhendo a nossa futura profissão. É uma situação bem chata você gostar de engenharia, mas seu pai te dizer o tempo todo que quer ver no filho um bom advogado. Isso é experiência própria minha. Mesmo eu escolhendo a área da engenharia, meu pai sempre me disse desde que eu me entendo por gente que ser advogado é o que há. Sinceramente direito nunca me atraiu e nunca esteve entre minhas possíveis escolhas. Se isso estiver acontecendo com você, diga para seus pais que quem deve escolher a profissão é você, e que já tentou se identificar com aquilo que eles te proporam, mas simplesmente não deu (só não vai xingar o pai, né?!).
Por fora disso temos professores na escola nos lembrando e buzinando na nossa orelha que o ENEM está próximo, e que precisamos estar preparados, pois é importante, e tudo mais, enfim.
Nós já temos noção da importancia do ENEM, e ficar lembrando TODA HORA dele, simplesmente não ajuda. Ninguém vai começar a estudar do nada só porque lhe lembraram que ele vai ter que fazer o ENEM e o vestibular no final do ano. Que ano difícil esse hein!
Enfim, por hoje é só isso. Estou quase desmaiando aqui, me perdoem se esse post ficou confuso, espero poder ter expressado bem minhas ideias nele.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário