Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

A Arte da Redação Bem Feita

Ontem eu estava lendo um livro, nada a ver com vestibulares, tal (Sim, é um livro desses ae de leitura), e lembrei de um professor de cursinho que tive no ano passado... O cara era doutor em literatura, entendia demais do assunto. E aí acabei lembrando de uma das preciosas dicas de redação que ele dava na aula: Quem lê livros, independente de estilo, ou gênero, escreve bem! E é verdade, isso é uma coisa meio inegável. Eu comecei a ler esses livros maiores, chamados de romances, quando eu tinha uns 11 anos, e depois de um tempo, percebi que minha concordância e meu vocabulário estavam melhores. Não só isso, como também obtive maior facilidade para escrever corretamente palavras mais difíceis.
E o que eu quero dizer com isso? Bom, já ficou meio óbvio, mas pra quem não entendeu, aqui vai: A redação no ENEM pode ser a sua melhor nota, e essa nota pode influenciar na média da nota final (algumas universidades consideram a nota da redação separadamente, até), e isso pode te fazer conseguir a vaga no tão almejado e concorrido curso universitário.
Além de ler romances, tão importante quanto é estar antenado e ter opiniões formadas quanto á determinados assuntos. A redação terá um tema, e você deverá dissertar sobre ele. Se a sua dissertação não for coesa, e você não entender do assunto e nem ter jogo de cintura pra imrpovisar, diga-se "enxer linguiça", sobre aquilo que está sendo tratado, vai ser difícil coonseguir uma nota boa, aí só restará torcer. Então estejam sempre antenados, olhem sites de notícias de vez em quando, e formem opiniões. A opinião bem trabalhada, vale muito!
Bom, pessoal, espero ter sido claro e ter ajudado nesta postagem!
Estudem, e divirtam-se! Se estiverem gostando do blog, não se esqueçam de recomendar aos seus amigos que também estão nesta fase difícil de vestibular!
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Fazer uma redação boa é dificil, principalmente pela variedade de julgadores. Cada um analisa de um jeito, mas todos irão analisar as ideias, por isso que é o mais importante da redação, claro que com uma gramática de preferencia impecável. Bom texto, valeu cara!
    Ah, blog atualizado: http://matemaximo.blogspot.com/

    ResponderExcluir