Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2011

Pedir Ajuda Nos Estudos = Se Dar Bem

A importância de ter pessoas que te ajudem a estudar nessa época doida de vestibulares é gigantesca. Antes dessas provas é bom estar preparado (óbvio...), mas existe algum jeito de se preparar melhor ainda? Existe. E as pessoas que te rodeiam todos os dias na escola, ou em algum outro ambiente que você frequente podem te ajudar, e muito!
É preciso mudar os próprios hábitos em um ano de estudos para essas provas, especialmente na escola. A maior fonte de conhecimentos na escola são os professores, então, seja amigo deles. Eu sei que é difícil ser amigo de certos professores, mas tente. Ache aquele seu professor favorito no corredor e pergunte-lhe sobre o vestibular. Eu te garanto que pelo menos uma coisa produtiva ele vai te falar, e uma coisa produtiva, é melhor do que nada. É aí que começa. Mais importante ainda: Tirar dúvidas de matérias que caem nos vestibulares. Se um professor te negar a ajudar com isso, você pode até reclamar dele na direção, porque obrigação de professor não é só dar uma aula e seguir um maldito cronograma. Amigos, vamos admitir que algumas matérias é quase impossível aprender sozinho com um livro... Então, chame o professor, fale suas dúvidas, e questione tudo o que vier na cabeça. Pedir ajuda é realmente importante.
Digo por experiência própria, pois posso afirmar que em TODOS os lugares, existe alguém que possa te ajudar pras provas. Nem que seja aquela pessoa que você considera a mais improvável de todas, acredite: As coisas que aquela pessoa sabe podem te ajudar a responder pelo menos uma questão. E uma questão vale muito. Nunca menospreze o que alguém tem a lhe passar, por mais simples que aquela pessoa seja... Em um vestibular, principalmente em um ENEM, é bom saber um pouco de tudo, e enteder o mundo na prática.
Espero ter sido claro nessa postagem, estou meio sonolento e preciso dormir...
Enfim. Pensem, comentem o que acharam, indiquem para seus amigos vestibulandos se estiverem gostando do conteúdo, divirtam-se, e estudem!
Até a próxima!

4 comentários:

  1. olá Flavio, meu nome é Raphaela e passei em arquitetura e urbanismo na UFMG esse ano, depois de duas tentativas. Quero dizer aos seus blogueros que acho extremamente importante esse trabalho que você vem realizando neste blog, queria ter lido tudo isso no ano passado, pois só pré-vestibulandos de verdade sabem realmente o que é estudar, e estudar, e não fazer mais nada na vida além de estudar. Meu ano de 2010 foi assim, deixei de ir em vários lugares pra ficar em casa estudando. Chegava no cursinho as 7 da manhã e ia embora às 20h. É claro que eu também me divertia um pouco nos finais de semana (o que eu recomendo pra todos os pré-vestibulandos), afinal de contas, só estudar não adiante se você não descansar a mente um pouco. Ninguém é de ferro! E não se preocupe se, mesmo depois de estudar feito "louco", olhar pra você mesmo no fim do ano e se sentir burro, inútil, irresponsável, idiota... é perfeitamente normal pensar que não sabe nada as vésperas da prova, o segredo é relaxar e não deixar que estes tipos de pensamento te convençam. Eu me lembro que a pior parte pra mim foi a temporada pós ENEM, porque muita gente desiste antes mesmo de pegar o resultado, o cursinho começa a esvaziar cada vez mais, e você se sente extremamente sozinho, sem contar que, pra algumas universidades, agora deve-se fazer o cursinho preparatório pra 2° etapa sem nem ao menos saber se passou na 1°, porque o resultado só sai 20 dias antes da prova; eu passei por isso, e quase entrei em desespero, depois que sai o resultado oficial de aprovados pra 2°etapa o cursinho "seca", não sobra uma "alma viva", e eu que me acostumei a estudar com amigos tive que superar o fato de que muitos deles não passaram, e isso é péssimo! Mas tenho que enfatizar que mesmo depois de passar por tudo isso, no final valeu a pena! Absolutamente não existe sensação melhor do que a que sentimos ao ver o nosso nome na lista de aprovados. É ótimo, e eu recomendo!
    Ai fica o meu conselho: "Estudem bastante, dêem o máximo de vocês, não tenham vergonha de fazer perguntas, insistam nas matérias que representam dificuldade pra vocês, descansem, divirtam-se e não desistam! Com certeza vai valer a pena no final. Experiência própria!"
    A todos uma boa sorte neste ano inteiro de estudos... desejo de coração que aqueles que realmente se empenharem alcancem os seus objetivos.
    Abraços
    Raphaela Alves

    ResponderExcluir
  2. Realmente, parabéns pelo blog.
    Raphaela, minha xará! rs
    Gostei mto do seu comentário! (:
    Eu vou tentar vestibular pra Direito pela 1° vez, sou 3° ano.
    Estou confiante, mas sempre bate um medo...
    seu texto me deu mais animo.
    abraço! :D

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários, Raphaelas!
    Realmente, essa fase pré-vestibular costuma ser extressante em todos os sentidos, mas o que acaba pesando mais antes da prova é o psicológico. Já passei pelo cursinho e é realmente difícil ver as pessoas pouco à pouco desistindo e você se ver praticamente sozinho numa sala de aula.
    Uma coisa que as pessoas não fazem antes do vestibular e deveriam fazer mais é se divertir, como se não fosse haver prova (mas só depois de ter estudado muito, claro).
    Bom, parabéns, Rapha pela arquitetura em uma das melhores federais, a UFMG!
    E Raphaela, é bom você estar confiante mesmo, pois direito é o segundo curso mais concorrido nas públicas (diga-se principalmente USP). Estude muito!
    E continuem acompanhando o blog, pois ainda vai ter muuita coisa por aqui que vai ser feita especialmente para nós, vestibulandos!
    Atenciosamente, Flávio.

    ResponderExcluir
  4. Sim, estou estudando muito Flávio!
    vou tentar na UFPE, UPE, e UFRJ.
    E vou sempre acompanhar o blog!

    ResponderExcluir