Páginas

terça-feira, 22 de março de 2011

A Arte de Estudar Longe de Casa

Meus amigos, hoje falarei sobre um assunto que é completamente comum à grande parte dos universitários desse Brasil: Fazer faculdade longe [dos braços da mãe] de casa.
Essa questão costuma ser o inferno na mente de muitos jovens, principalmente quando eles percebem que passaram em um vestibular de uma excelente universidade, mas percebem que o campus fica no interior, ou até mesmo em outro estado. No meu caso, conheço pessoas que passaram na Universidade Estadual Paulista (UNESP) que foram morar no interior, mas que até tomarem essa decisão tiveram que observar um monte de fatores para que tivessem a certeza que tudo daria certo.
Temos o fator "dinheiro", e mesmo a universidade sendo pública, ele afeta e muito. Tem o lance da república, que acaba sendo a única alternativa de moradia (e que alternativa divertida! Mas falaremos sobre isso outro dia...), e tem os gastos paralelos (leia-se festas, farra, diversão e livros caros).
E além disso tudo, temos o fator emocional. Vocês aguentariam ficar 6 meses sem ver os pais, a família? Tem um pessoal aí que não aguentaria, mas é a vida. Tudo isso faz parte de um processo de "começar a ser independente". Já começa por morar em um lugar onde as responsabilidades são divididas, e ninguém é melhor do que ninguém: As republicas.
O fato é que se a universidade tiver um certo renome, e você estiver igualmente disposto a ficar uns 4/5 anos estudando longe, vale à pena. Tudo vai de você, esse é um assunto que vai muto das particularidades e condições de cada um. Se não der certo, temos universidades perto de casa, por que não?
Por hoje é isso, amigos. Até a próxima e bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário